Durante as aulas de matemática, sempre que possível, nós professores temos que buscar uma aproximação entre teoria e prática. Resolvi então construir com os alunos um teodolito, instrumento que é usado, por agrimensores e topógrafos, dispositivo ótico que mede ângulos horizontais e ângulos verticais em topografia. Ele é útil na construção de estradas, ferrovias. Um topógrafo pode através do teodolito medir a altura de um prédio, torre, enfim verificar se a alguma inclinação que possa ser perigosa para a construção. Hoje existem teodolitos até digitais, porém eu já havia assistido e lido que era possível construir um teodolito artesanal com os alunos. Utilizando a STE, eu professor regente de matemática, professora de tecnologias Hilda e os alunos do 9º Ano A e B, pesquisamos como construí-lo. Achamos num site se você quiser conhecê-lo clique aqui. Depois de formados grupos de 3 alunos, tiramos duvidas na STE e em sala de aula sobre a construção do teodolito. Depois de pronto fomos a campo colocar em prática o que muitos topógrafos fazem no seu dia a dia de trabalho, medir ângulos. Após as medições na escola, calculamos em sala de aula as medições. Alguns cálculos ficaram próximos da realidade outros nem tanto, mas as turmas se divertiram e aprenderam na prática a medir alturas e a importância do teodolito. Veja algumas fotos do desenvolvimento de trabalho
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
pf apaga aquela foto ridicula pf em pf serio mesmo em pf to te pedindo to muito feita eu to cora de boko kkk ate mais pf ta
Postar um comentário